CASCUDO ABACAXI

CASCUDO ABACAXI

 

Ficha Resumida

Nome Popular

Cascudo, Cascudo Abacaxi, Acarí, Pleco

Sociabilidade

 Sozinho, casal

Nome Científico

Pterygoplichthys pardalis  (Castlenau, 1855)

Família Científica

Loricariidae

Origem

América do Sul / Rio Amazonas

Tamanho máximo

Aproximadamente 35 cm

Cuidados

  maioria dos cascudos vive junto ao substrato, infelizmente, este comportamento frequentemente leva ao erro de serem comprados e/ou vendidos como peixes que se alimentam de restos encontrados pelo aquário e que irão "limpar o fundo" do seu aquário. Embora eles se alimentem de pedaços de ração que cheguem ao substrato, não o mantém "limpo". Na verdade, a manutenção do substrato se torna ainda mais importante quando você mantém cascudos no aquário! Eles podem desenvolver sérias infecções nos barbilhões (aqueles filamentos que ficam ao redor da boca) quando mantidos em contato com substratos sujos ou em condições adversas.

Existe uma grande variedade de rações específicas para peixes de fundo,elas devem ser a base da alimentação dos seus cascudos, nada de deixá-los se alimentando apenas de restos!

Alimentação

Onívoro com tendência a carnivorismo, se quiser incentivar a reprodução e manter seu cascudo saudável, complemente sua dieta oferecendo – além das rações específicas para peixes de fundo – alimentos de origem vegetal, como por exemplo: abóbora, pepino, abobrinha, alface, couve, vagem, ervilha, batata (ocasionalmente) e alimentos vivos como, por exemplo, enquitréias e bloodworms. Alimente seu cascudo pouco antes de apagar as luzes do aquário.

Temperamento

São peixes territoriais com os da mesma espécie e semelhantes e pacíficos com os demais, podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários, desde que com companheiros compatíveis.

Dimorfismo sexual

É mais fácil sexá-los quando os vemos por cima, a fêmea costuma ter o ventre um pouco mais roliço que o do macho, os machos são maiores e mais robustos, apresentam odontodes (pequenos “espinhos”) nas nadadeiras peitorais e ao longo de parte do corpo. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

 

 

  • Modelo: PEIXE DE AGUA DOCE
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$6,00