ACARA BANDEIRA

ACARA BANDEIRA

 

Ficha Resumida

Nome Popular

Acará Bandeira, Bandeira, Angelfish, Acará Bandeira Marmorato

Sociabilidade

Cardume

Nome Científico

Pterophyllum scalare, Schultze, 1823

Família Científica

Cichlidae

Origem

 América do Sul / Bacia Amazônica, Peru, Colômbia, Guiana Francesa

Tamanho máximo

Aproximadamente 15 cm 

Cuidados

 É recomendado usar filtro interno de espuma ou então perlon na entrada do filtro externo do aquário de reprodução para evitar sugar os filhotes. Com cerca de um mês os filhotes já podem ser separados do casal, ou assim que os dois pararem de demonstrar interesse por eles.

Tamanho mínimo do aquário: 100 litros para reprodução, acima de 250 litros para comunitários. Por serem de porte grande e cardume, o aquário deve possuir bastante espaço para nadarem, portanto, de preferência sempre aquários com no mínimo 1 metro de frente

Alimentação

Onívoro, come de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à dieta principal, que contenha vegetais / algas, já que eles tendem a se alimentar de plantas de folhas muito delicadas.

Temperamento

Territorialista com os da mesma espécie e semelhantes, pacífico com os demais. Por serem animais gregários, necessitam ser mantidos em pelo menos 5 indivíduos.

Dimorfismo sexual

Existem várias informações contraditórias quanto ao dimorfismo sexual desta espécie, o que se pode afirmar com certeza é que a fêmea possui o ventre mais roliço e ovopositor evidente na época de desova, já o macho apresenta o ventre mais afilado, retilíneo.

 

 

  • Modelo: PEIXE DE AGUA DOCE
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$15,00