AULONOCARA BLUE ORCHID PEACOCK

AULONOCARA BLUE ORCHID PEACOCK

Ficha Resumida

Nome Popular

Aulonocara nyssae blue orchid

Parâmetros

pH: 7.8 a 8.6 Temperatura: 22 a 26ºC Dureza da água: Dura Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para monoespécie e pelo menos 250 litros para comunitários. Esta espécie apresenta um comportamento um pouco diferente das companheiras de gênero, tem o hábito de viver em tocas e é mais territorial do que as outras. 

Nome Científico

. Aulonocara sp.

Família Científica

 Cichlidae

Origem

África / Lago Malawi

Tamanho máximo

 Aproximadamente 10 a 15 cm

Cuidados

O período entre a desova e a liberação dos filhotes costuma demorar cerca de 4 semanas, passado o período de incubação, caso a fêmea demore muito para soltar os filhotes naturalmente, pode ser usada uma técnica chamada “stripping fry” que consiste na retirada dos filhotes da boca da mãe pelo aquarista. Depois da liberação dos filhotes é aconselhado separar a fêmea e reforçar sua alimentação por alguns dias até que ela se recupere bem.

Pode-se oferecer infusórios, rações específicas para alevinos e alimentos vivos como microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos de maior porte podem ser utilizados. A partir dos 4 meses de idade já é possível começar a identificar machos e fêmeas.

Procure colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes. Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para monoespécie e pelo menos 250 litros para um grupo maior.A iluminação em aquários de ciclídeos africanos não precisa ser tão intensa quanto em um aquário plantado, por exemplo, é recomendada a utilização combinada de lâmpadas brancas e azuis, para ressaltar ainda mais a coloração do peixe. 

Alimentação

 Na natureza se alimenta de invertebrados que vivem junto ao substrato, o peixe abocanha uma quantidade de areia, separa seu alimento e elimina os grãos de areia restantes pelos opérculosEvite manter peixes herbívoros com outros de hábitos alimentares distintos em um mesmo aquário, o excesso de proteína animal (oferecida nas rações para os onívoros e carnívoros) prejudica a saúde do peixe herbívoro, podendo resultar em Bloat ou outras doenças!

Comportamento

São peixes territoriais e agressivos, como a maioria dos ciclídeos africanos, mas sua agressividade é mais restrita a machos da mesma espécie e outros peixes de padrões e cores semelhantesEvite manter mais de uma espécie de peixe de coloração semelhante em um mesmo aquário, isso ajuda a diminuir as brigas. Escolha apenas uma espécie azul, uma vermelha, uma amarela, etc. Mantenha somente um exemplar macho por espécie!

Sociabilidade

Sozinho / Harém

Dimorfismo sexual

O macho é maior, mais colorido, apresenta as nadadeiras mais longas e a fêmea apresenta coloração mais pálida (acinzentada) e o ventre roliço, principalmente em época de desova. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
  • Modelo: PEIXE DE AGUA DOCE
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$75,00