BOTIA PALHAÇO

BOTIA PALHAÇO

 

Ficha Resumida

Nome Popular

Bótia palhaço

Família Popular

 

Nome Científico

Chromobotia macracanthus

Família Científica

Cobitidae

Origem

Bornéu e Sumatra

Tamanho máximo

 Aproximadamente 20 a 30 cm

Cuidados

São peixes tímidos quando em aquários com poucos esconderijos, sendo mais ativos quando há tocas suficientes e em grupos de cinco ou mais indivíduos. São ligeiramente agressivos quando estabelecem a hierarquia mas os conflitos normalmente não acarretam maiores consequências. Possui escamas diminutas, sendo especialmente sensível aos tratamentos à base de cobre, sendo recomendado utilizar metade da quantidade utilizada normalmente.

Alimentação

Onívoro, aceita pastilhas para peixes de fundo, artêmias, tubifex, bloodworms, pequenos pedaços de camarão e pequenos caramujos, sendo ótimos no controle deste tipo de praga. 

Temperamento

Pacífico, podendo conviver bem em comunitários. Apesar de pacífico, possui ferrões abaixo dos olhos que se abrem quando em situação de perigo. Não é aconselhável, assim, mantê-los junto com predadores muito grandes. É ideal manter grupos de pelo menos cinco indivíduos.

Dimorfismo sexual

Apenas identificado em exemplares adultos. O macho possui a nadadeira caudal com extremidades voltadas para o centro, enquanto o formato nas fêmeas é reto.

 

 

  • Modelo: PEIXE DE AGUA DOCE
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$75,00